O conjunto de trapalhadas foi tão grande na concorrência de publicidade que a Prefeitura de Macaé realizou em 2021 que o Tribunal de Contas do Estado do Rio acabou determinando o cancelamento da disputa na época, emitindo inclusive recomendações de que processo seja levado mais a sério numa próxima oportunidade.
Agora, chegou a hora de ver se as orientações legais serão seguidas, porque Macaé está na rua novamente com uma licitação de publicidade, para a mesma verba de R$ 6 milhões. Quando imagina-se que não venha a se repetir a situação altamente suspeita de uma única agência levar a nota máxima em todos os quesitos e as demais sete concorrentes ficarem abaixo do mínimo e acabarem todas elas desclassificadas.
A agora chamada Concorrência nº 01/2022 já tem seu aviso e edital publicados no site da Prefeitura de Macaé, com entrega marcada para 11/05, na sede da cidade do norte fluminense.
Atualização em 06/2022
Após as análises técnicas e de preço, ficaram assim as agências classificadas:
1ª – Puxe Comunicação Eireli
2ª – Publiká 7 Publicidade e Comunicação Ltda
3ª – Agência Nacional de Propaganda Ltda
4ª – Octopus Comunicação Ltda
Atualização em 07/07/2022
A Prefeitura de Macaé comunicou que apenas a Puxe teve a sua documentação habilitada, desclassificando, portanto, a Nacional, a Octopus e a Publika 7.
Na verdade, Octopus e Publika 7 sequer mandaram representante com sua documentação.
Quanto à Nacional, a Comissão de Licitação alegou que a agência apresentou índice de grau de endividamento superior a 1,00, indo em desconformidade com o subitem 15.4.3.3.3 do Edital. Mas o representante da agência, Alvair Teixeira, chegou a alegar que a fórmula contida no edital, sim, é que encontrava-se em desconformidade com a regra geral.
Ainda assim, a agência foi inabilitada, podendo, porém, entrar com recurso no prazo de cinco dias úteis.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• TCE-RJ anula licitação de publicidade da Prefeitura de Macaé (em 21/11/2021)
• Concorrência de Macaé surpreende ao eliminar 7 das 8 concorrentes (em 06/08/2021)